Sobre a psicanálise O que é Psicanálise?

O que é Psicanálise?

TAMANHO DA LETRA: +A| -a

A Psicanálise consiste num método de tratamento, onde analista e paciente empenham-se em um processo terapêutico, visando o alívio do sofrimento psicológico.

A idéia fundamental sobre como age esse tratamento está baseada no conhecimento de que as emoções e comportamentos dos indivíduos são, em boa parte, determinados por fatores inconscientes. Esses fatores podem ser impulsos, desejos ou temores que cada pessoa guarda dentro de si, sem, todavia, dar-se conta de sua existência. São sentimentos que não seguem a lógica racional consciente e, por isso, geram conflitos entre si ou com a própria realidade em que se situa o indivíduo.

Os sintomas emocionais são manifestações destes conflitos, os quais moldam, também os principais traços do caráter de uma pessoa, isto é, sua maneira peculiar de levar a vida e estabelecer relações sociais e afetivas. Ter acesso ao inconsciente, desvendar os conflitos que atuam dentro da mente do paciente é o objetivo fundamental da Psicanálise. Para que o tratamento Psicanalítico se desenvolva, é preciso que se assegure ao paciente um ambiente de privacidade, isenção, respeito e preocupação com seu sofrimento.

A freqüência das sessões analíticas, o sigilo e a longa duração do tratamento colaboram para que o paciente possa se sentir livre para expressar seus pensamentos e sentimentos em um ambiente único. Assim não cabe ao analista exercer qualquer influência sobre os atos e decisões de seu cliente, uma vez que a psicanálise visa à compreensão, o que a diferencia de outras técnicas psicoterápicas ditas sugestivas ou de aconselhamento.

À medida que se liberta de conflitos ou inibições e com uma compreensão mais clara acerca de suas atitudes e reações, o paciente torna-se mais capacitado a tomar suas decisões em bases mais realistas, obtendo assim resultados mais satisfatórios do ponto de vista pessoal.