Sobre a psicanálise Quem se Beneficia

Quem se Beneficia

TAMANHO DA LETRA: +A| -a

Via de regra a motivação na busca de análise surge quando o indivíduo percebe estar padecendo de considerável sofrimento psicológico. Muitas pessoas sentem-se infelizes e limitadas em suas vidas pelos sentimentos de ansiedade e depressão, ainda que tenham família, amigos e sucesso no trabalho. Alguns padecem de sintomas tais como medos irracionais, pensamentos repetitivos e rituais escravizadores; outros apresentam dores ou sintomas físicos sem que uma causa orgânica as justifique; há ainda os que vivem sem ânimo, solitários com dificuldades para trabalhar ou que experimentam repetidos fracassos profissionais.

Uma tensão permanente nas relações pessoais, a desconfiança constante com respeito às demais pessoas, a incapacidade para manter relações amorosas duradouras e as dificuldades na área da sexualidade são sinais de uma disfunção emocional passível de ser analisada. Nem sempre esses distúrbios surgem como sintomas, delimitados no tempo e em sua forma. Observa-se também que certos traços peculiares na maneira de ser do indivíduo levam-no a repetir padrões de comportamento que limitam suas potencialidades e a capacidade de usufruir a vida.

A avaliação de qualquer uma destas situações de conflito emocional por um Psicanalista capacitado, poderá ajudar a esclarecer a melhor indicação de tratamento.

Veja  também o Centro de Atendimento Psicanalítico - CAP